Página inicial » Turismo Comunitário » Rede Caiçara de Turismo

Rede Caiçara de Turismo

Desde 2011 foi criada, em Cananéia/SP, a Rede Caiçara de Turismo Comunitário, unindo comunidades tradicionais, grupos culturais e de artesãos com o intuito de fortalecer o turismo comunitário, gerar renda para os envolvidos e valorizar a cultura local.

A cidade de Cananéia está localizada no maior pedaço contínuo de Mata Atlântica preservado do mundo e no Lagamar – Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida e Pariquera-açu - e é considerada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. Possui um grande número de Unidades de Conservação, como Parque Estadual da Ilha do Cardoso, com exuberante mata atlântica, praias, costões rochosos, restingas e manguezais. É um local de grande diversidade étnico-racial, com a presença de comunidades tradicionais caiçaras, remanescentes quilombolas e agricultores familiares, que ainda preservam seus hábitos e tradições ligados aos conhecimentos práticos no que se refere aos ciclos naturais e recursos ambientais.

Pela sua beleza a região sempre foi uma atração para visitantes. Porém, com o tempo algumas comunidades necessitaram de organização para que o turismo se tornasse um benefício e não um problema para os moradores, oportunizando a criação da Rede.

Através das atividades e dos roteiros, que passam pelo Centro da cidade, pelas Ilhas e pelo Continente, todas as vivências que o visitante pode experimentar: os valores, a forma de receber e se organizar, são elaborados e propostos pelos participantes e moradores locais, que protagonizam as atividades de forma transparente.

fone: (13) 3851-1201 / 98120-1330

email: