Página inicial » Informações » Depoimentos

Depoimentos

PROCESSAMENTO DA EXPÊRINCIA NAS COMUNIDADES DA ILHA DO CARDOSO e COMUNIDADES RURAIS:

A experiência como um todo, foi espetacular, transcendente, inédita, singular. Por meio da equipe da Rede Caiçara de Turismo Comunitário em Cananéia adentramos um mundo novo, revelador e que superou as expectativas. Mesmo já tendo vivido experiência semelhante me percebi renovada e incomodada com a proposta e vivência comunitárias...

A aproximação com as comunidades, na prática, com toda sua pluralidade, diversidade e simplicidade nos despertou os sentidos, despertou a alma. Convite ao encontro, afeto, sabedoria de vida... história, tradição, memória, ancestralidade. Uma coisa é ’ouvir falar’, outra, vivenciar.

As trilhas, oficinas, vivências, revelam modos de vida, usos e costumes há muito perdidos ou esquecidos por nós ’urbanóides’ nas grandes cidade do país. O grupo e coordenação, atenciosos, prestativos e cuidadosos, a todo momento nos auxiliando, contando e partilhando histórias próprias e da comunidade, solidários e anfitriões.

As comunidades, inigualáveis! Resumo: Pessoas, pessoalidade.

Nós, colaboradoras da Rede de Pontos de Cultura em Diadema ficamos extremamente agradecidas pela acolhida, oportunidade e a hospitalidade. Retornamos a São Paulo com a graça e a benção da cultura de convivência e paz: na economia criativa, no modo de vida da população local, na sustentabilidade sociocultural, na ancestralidade, no minimizar impactos ambientais, enfim, um turismo responsável.

Vcs sabem, Ponto de Cultura e Cultura Viva é isso... como diz Célio Turino - Solidariedade + Criatividade = ALTERIDADE!!! .

Relato de Martha Lemos

Não me canso de falar com os meus amigos e familiares tudo que vivi. Preciso confessar algo, eu ficava muito brava comigo mesmo, porque a tia da "pirua" que leva meu filho a escola, fez um roteiro e com isso meu filho sai de casa as 14h para chegar a escola somente às 15h, ele estuda das 15h às 19h, entrega ele somente as 20h. Quando ouvi o relato da comunidade Santa Maria, que as crianças demoram aproximadamente 4h para chegar a escola, me senti muito mal, egoísta, mesquinha...

Estou compartilhando tudo isso, pois tudo que vivi e ouvi, me fez refletir muito.

Coisas que Sandra Rosa aprendeu por lá

fone: (13) 3851-1201 / 98120-1330

email: